sexta-feira, 30 de julho de 2010

António Feio: homenagem e até sempre!


Hoje assistimos ao desaparecimento fisico de um combatente, de um lutador, que fez da luta contra o Cancro um exemplo para todos nós, com optimismo e um espírito de quem amava a vida em toda a sua plenitude. Uma certeza temos: o António não irá desaparecer da nossa memória e do nosso coração, sendo mais um motivo de coragem para que todos os "Antónios" e "Antónias" continuem a lutar contra esta doença.
Descansa em Paz...
Até sempre!!!

Recordar António Feio

“Aproveitem a vida e ajudem-se uns aos outros.

Apreciem cada momento.

Agradeçam, e não deixem nada por dizer; nada por fazer”.

António Feio, in Contraluz

quarta-feira, 28 de julho de 2010

sábado, 24 de julho de 2010

De novo no Haiti - palavras de Fernando Castro

Queridos amigos:
Tenho tentado muitas ocasiões para lhes escrever. Para lhes ser sincero, nunca me foi tão difícil uma estadia na minha vida como nesta primeira semana em Haiti.
Cheguei na passada quarta-feira a Santo Domingo e na quinta trabalhei todo o dia na MUDHA DOMINICANA, a associação com a qual vim ao Haiti logo após o terremoto, para entender como estão a decorrer as coisas por aqui. Fiquei bem preocupado.
No dia seguinte, sexta-feira viajei para o Haiti, com dez horas de viagem em camioneta. Vi que quase nada mudou.

O clima é sufocante e quase nem se consegue respirar fundo. Para além do calor asfixiante, estão sempre a queimar lixo em qualquer canto da cidade com cheiros que parecem anestesiar. As pessoas cozinham quase só a carvão, o que ajuda a aumentar a temperatura. O lixo é incrível como está em todos os lados amontoado e faz parte da paisagem e temos até que nos habituar a caminhar por cima dele.
Estou em casa de uma família muito simpatica com cinco filhos e que me foi apresentada no acampamento da AMI na vez passada que vim. O quarto é tao quente que tenho sempre dormido ao ar livre. De noite para ir "à casa de banho é preciso pedir "autorização" às baratas (e algumas até voam).

Das ajudas prometidas ao Haiti nem dois por cento chegaram, passados que sao já seis meses.
O tempo também nao tem ajudado e de vez em quando vêm umas tempestades que levam centenas de tendas em plástico com os poucos haveres que conseguiram recuperar dos escombros.
Em todo este contexto (e em breves palavras), tocou-me chegar quase ao desespero (estou a exagerar, claro) mas foi aqui neste preciso momento que pude entender o que é que este povo sofre.
É aqui que acaba a poesia dos nossos projectos e começa a realidade da sua concretização, a realidade de ter aterrado num espaço que continua a ser ainda o lugar do mundo onde muito provavelmente mais se sofre neste nosso planeta.

Depois de todas as reuniões de trabalho, na terça-feira já vamos hastear a nossa bandeira da PROMUNDO, com a bandeira de Coimbra e a bandeira de Portugal no nosso terreno. Já está feito o levantamento topográfico do terreno e uma estimativa do custo da Escola Profissional Portuguesa. Mas isto digo depois!
Missão cumprida! (para já!)

Vejam o site da PROMUNDO, pois lá encontrarão mais notícias e fotos: http://www.promundo.pt/
Obrigado pela vossa presença aqui através das mensagens.
Um grande abraço,
Fernando

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Tiago Alves - Homenagem

O Campeão Tiago Alves faleceu ontem; lutou ferozmente contra o cancro, mas a sua hora chegou e ele partiu para outro lugar. Rodeado pela família e amigos, enfrentou a doença sempre com a esperança e preserverança que o caracterizaram. O seu espírito forte, combativo, empenhado, fizeram do Tiago o pior adversário que qualquer doença podia ter tido.
Fica aqui um até sempre ao Tiago Alves, o miúdo, o atleta, o Judoca da Associação Académica de Coimbra e da Selecção Nacional.
Adaptado de Tuga Judo

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Para reflectir: "O Pedreiro"

Um velho pedreiro que construía casas estava pronto para se aposentar. Informou o chefe do seu desejo de se aposentar e passar mais tempo com a família.
Ainda disse que sentiria falta do salário, mas realmente queria aposentar-se.


A empresa não seria muito afectada pela saída do pedreiro, mas o chefe estava triste ao ver um bom funcionário partir... Ainda assim, pediu ao pedreiro para trabalhar em mais um projecto, como um favor.

O pedreiro não gostou muito da ideia, mas lá concordou... Via-se que não estava nada entusiasmado... Porém, prosseguiu, fazendo um trabalho de segunda qualidade com materiais inadequados.

Quando o pedreiro acabou, o chefe veio fazer a inspecção da casa construída. Depois de inspeccioná-la, deu a chave da casa ao pedreiro e disse:
- "Esta é a sua casa. Ela é um presente meu".

O pedreiro ficou muito surpreendido. Que pena! Se ele soubesse que estava a construir a sua própria casa, teria feito tudo diferente...

O mesmo acontece connosco... Construímos a nossa vida, um dia de cada vez e, muitas vezes, a fazer o menos que o melhor possível na sua construção.

Depois, com surpresa, descobrimos que precisamos de viver na casa que nós construímos. Se pudessemos fazer tudo de novo, faríamos tudo diferente... mas não podemos voltar atrás.

TU ÉS O PEDREIRO.

Todos os dias martelas pregos, ajustas tábuas e constróis paredes. Alguém já disse que: "A vida é um projecto que tu mesmo constróis"?

As tuas atitudes e escolhas de hoje estão a construir a "casa" em que vais morar amanhã. Por isso, constrói-a com sabedoria!

Enviado por JC, por email (adaptado)

domingo, 11 de julho de 2010

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Correr fez-nos grandes!


A equipa Médicos do Mundo (MdM) realizou em 2009/2010 a segunda edição da Corrida Solidária, um projecto que, durante o mês de Março, mobilizou mais de 740 escolas e 120 mil crianças e jovens, de entre os quais umas centenas do nosso Agrupamento, que "correram" para apoiar causas solidárias.
De facto, no dia 25 de Março de 2010, correr fez-nos grandes, pois o principal objectivo deste projecto é fomentar a consciência sobre a solidariedade entre os mais jovens!

O Presidente MdM, no final do ano lectivo, enviou-nos as seguintes palavras de agradecimento:

Caríssimos parceiros da comunidade escolar!
Mais uma vez e sem nos cansarmos, vimos dar os parabéns e agradecer a todos os participantes na II CorridaSolidária, realizada ao longo deste ano lectivo 2009/2010, que agora termina: Professores, alunos, funcionários, encarregados de educação, parentes e outras instituições locais, que tão bem souberam pôr em prática a sua solidariedade e honrar o nome de Médicos do Mundo.
Em nome dos nossos beneficiários, em Timor-Leste e em Portugal, queremos elogiar a V. atitude e o enorme esforço que moveram para levar a cabo esta iniciativa. De Norte a Sul, de Este a Oeste, Portugal esteve unido por uma causa humanitária e revelou a sua solidariedade!

Com os melhores cumprimentos, até breve!


Abílio Antunes, Presidente MdM

terça-feira, 6 de julho de 2010

Adeus a Matilde Rosa Araújo

in Internet

Matilde Rosa Araújo

Escrevo à mão... gosto de fazer letra. Gosto de desenhar a letra. A letra tem uma beleza como a palavra tem uma música. Um dia na escola da Calçada do Combro fiz uma sessão na Biblioteca. Brincávamos com as palavras. Eu perguntava quais eram as palavras mais bonitas. E uma aluna, magrinha, com umas olheiras até aqui, voltou-se para mim e disse: "A palavra mais linda é "vosselência""!

(Entrevista - a Matide Rosa Araújo )

quinta-feira, 1 de julho de 2010

O milagre das rosas para crianças

A lenda do milagre da Rainha Santa Isabel, que terá transformado pão em rosas, é contada domingo em Coimbra, cidade de que é padroeira, numa versão original destinada às crianças, produzida pela editora Alma Azul.
A história, que vai ter duas edições, vai ser apresentada pela primeira vez Domingo numa oficina de desenho, em que as crianças participantes vão ser desafiadas a produzir ilustrações inspiradas naquela narrativa original.

"Queremos contar outro milagre das rosas, de uma forma mais atraente e poética", disse hoje a directora da editora, Elsa Ligeiro, ao realçar o facto de a mulher de D. Dinis ser "uma figura muito querida de uma larga camada da população" e de ter "uma relação forte com a identidade local". Na sua perspectiva, a Rainha Santa Isabel "é uma figura notável, de uma inteligência superior". "É possível torná-la ainda mais atractiva, e sobretudo mais atractiva para as crianças", sublinhou.
A história "Isabel e as Rosas" vai ser lançada em duas edições: uma normal, com ilustrações e cartonada, para o mercado tradicional das livrarias, e outra para a colecção "Literatura Portátil", com desenhos de crianças de todo o país.
É a primeira sessão deste trabalho de produção de ilustrações pelas crianças que decorre Domingo no espaço Ler ao Cubo, do Parque Verde do Mondego, na oficina de desenho realizada em parceria com a Biblioteca Municipal de Coimbra.
De acordo com a responsável da editora, este trabalho vai ser desenvolvido até Março de 2011 em escolas de todo o país, incentivando as crianças a desenhar as ilustrações para a edição, cuja receita reverte integralmente para a Biblioteca Alma Azul de Tinalhas (Castelo Branco).
Da autoria de Elsa Ligeiro, esta versão infantil do milagre das rosas vai ser lançada próximo Festival de Artes Para a Infância - O Melhor do Mundo, que decorrerá em Maio de 2011, em Coimbra, Castelo Branco e Aveiro, especialmente dirigido a crianças dos quatro aos nove anos, mas também a educadores e pais.
A oficina de desenho de domingo realiza-se no feriado municipal, coincidindo com as Festas da Cidade e da Rainha Santa Isabel. A editora com sede em Coimbra publicou já uma biografia de Isabel de Aragão, da autoria de António de Vasconcelos.
in Radio Renascença

Angariámos 1042 "tijolos"!


Em finais de Janeiro último, o nosso Agrupamento desenvolveu a Campanha "Estamos no Haiti – tijolo a tijolo construiremos uma Escola". A contribuição recolhida seria levada pelo colega Fernando Castro numa próxima viagem e essa hora chegou!

No dia 5 de Julho, o professor Fernando levará para o Haiti 1042 "tijolos" angariados (1042,17€) para a nova Escola.

Sabemos que a Promundo já contactou com os Salesianos de lá para o levantamento topográfico do terreno, para depois se começar a trabalhar a respectiva planta e maqueta e dar início à construção da Escola Profissional.

A todos os que contribuíram, o nosso muito obrigado!
Ao colega Fernando, desejamos uma óptima viagem!

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: