quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Pesquisa Global da ONU: "My world" - Participa!

Vote pelas mudanças que podem fazer o seu mundo melhor
      As Nações Unidas e os seus parceiros querem ouvir-nos!

"My world" é uma pequisa global que quer a nossa ajuda na escolha das prioridades para um mundo melhor. Os resultados serão compartilhados com líderes mundiais na definição da próxima agenda de desenvolvimento global.
    
     Conta-lhes sobre o mundo que queres.  
      Levanta a tua voz!

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

70 anos depois de Auschwitz: "é o cheiro a morte que os sobreviventes mais recordam"



70 anos depois da libertação de prisioneiros, 300 sobreviventes voltam ao campo de concentração que fica na história, no lado negro da história... 



Imagens de um Vídeo da TVI: aqui

Roman Kent, an Auschwitz Survivor

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

A liberdade constrói-se...


DIFERENTES PERSPETIVAS 
DA LIBERDADE:


o Liberdade Física: Capacidade de agir, enquanto não há obstáculos materiais.
o Liberdade Psicológica: Capacidade de agir por razões pessoais sem se deixar influenciar.
o Liberdade Moral: Agir segundo a consciência, procurando o melhor bem.


A LIBERDADE CONSTRÓI-SE...

Perante os obstáculos para viver a amizade...
Não desanimes!
Terás que ser capaz de os remover.
Opta por tudo o que te ajuda a desenvolver e a enriquecer a tua personalidade.
Evita tudo o que te pode escravizar e não contribuir para o teu desenvolvimento pessoal.
Não te deixes levar por opiniões gerais e/ou modas,
pois estas começam a determinar o nosso comportamento
e, sem darmos conta, tornamo-nos escravos.
Começa a pensar pela tua cabeça,
aprende, dialoga, discute, procura,
mas tenta adquirir uma consciência crítica,
para que possas construir a tua liberdade.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Muçulmanos, judeus e cristãos oram pela paz na Mesquita de Lisboa

Muçulmanos, judeus e cristãos oraram nesta sexta-feira juntos pela paz na Mesquita central de Lisboa, iniciativa que volta a acontecer no sábado e no domingo, respetivamente, na Sinagoga do Rato e na Igreja de Santo António de Campolide. 

A frase “‘a paz esteja convosco’ é comum a estas três religiões”, afirmou hoje o imã da mesquita, David Munir, na preleção que antecedeu a oração pela paz, acrescentando em seguida: “O Senhor é único e é o que dá e tira a vida”.
À margem da cerimónia, o presidente da comunidade judaica em Lisboa, José Oulman Bensaúde Carp, disse à Lusa que “são mais as coisas que unem os três credos do que as que dividem”. O padre católico João Nogueira sublinhou o facto de esta “oração pela paz” se realizar “dentro da identidade de cada religião”. Também a comunidade hindú, do Templo de Shiva, se juntou à cerimónia, tendo o sacerdote Apurv Jani realçado que “a única diferença é a forma como oramos, mas fazemo-lo todos ao mesmo Deus”.
Esta oração pela paz, (...) foi uma iniciativa do presidente da Junta de Freguesia de Campolide, André Couto.
Hoje (sexta feira), dia de oração para os muçulmanos, rezou-se na Mesquita central de Lisboa, no sábado, dia de descanso para os judeus, reza-se na Sinagoga, ao largo do Rato, em que oficiará o rabi Eli Rosenfeld, e, no domingo, dia do Senhor para os católicos, ora-se na Igreja de Santo de António de Campolide, em que oficiará o padre João Nogueira.
Hoje, à Lusa, João Nogueira realçou “a solidariedade expressa pela força da dor” e recordou que, desde o papado de Paulo VI (1963-1978), a Igreja Católica dedica, anualmente, uma semana ao ecumenismo. Este ano a semana ecuménica inicia-se, precisamente no próximo domingo.

23/1/2015, 16:46   MÁRIO CRUZ/LUSA

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Carta aos meus avós


Uma homenagem às avós, aos avôs, aos avós. 
Uma carta que tem as palavras que não são as deles, mas que são para eles, a partir da brilhante crónica "Carta para Josefa, minha avó", escrita por José Saramago. 
Com: André Raposo & Maria Alice Amaro Gois

Realização: André Raposo & João Descalço
Assistente de Realização: Cristiana Morais
Cinematografia & Edição: João Descalço

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Vale a pena viver

Cada pessoa que amamos é um achado.
Cada momento juntos é um tesouro.
Cada dia que temos é um presente...

Vale a pena viver!

sábado, 17 de janeiro de 2015

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Crianças deprimidas. São cada vez mais e mais novas.

A crise, o desemprego dos pais, o stresse e a pressão de ser melhor são algumas das razões apontadas pelos especialistas para o aumento de casos. Cabe aos pais ajudar a ultrapassar.

António nunca acreditou em depressões, muito menos em crianças. Por isso, quando o filho de 15 anos começou a trancar-se no quarto depois de a namorada o ter deixado, reagiu mal. Um mês depois, quando Bruno deixou de ir à escola e de aparecer nos treinos de futebol, António decidiu adoptar uma postura ainda mais agressiva. Sem resultados: o filho parecia não se importar com nada. Uma tarde, a seguir a uma discussão, Bruno tomou uma caixa inteira de comprimidos e acabou internado no hospital. A seguir foi-lhe diagnosticada uma depressão.

Há cada vez mais crianças e adolescentes deprimidos nos consultórios dos pedopsiquiatras e psicólogos infantis e nos hospitais. Além de estar a aumentar nestas faixas etárias, a depressão manifesta-se cada vez cedo. “Se há uns anos os primeiros sintomas começavam a surgir geralmente na pré-adolescência, hoje atingem crianças com três, quatro anos”, confirma a psicóloga infantil Rita Jonet.

A culpa, acreditam os especialistas com quem o i falou, é sobretudo do clima económico e das dificuldades que as famílias atravessam. “O desemprego e os problemas dos pais levam a quadros de depressão e ansiedade nos jovens e isso tem-se reflectido nas consultas, quer no consultório quer no hospital”, admite o psiquiatra Daniel Sampaio, que trabalha com adolescentes.

O presidente da Comissão Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente sublinha que, mesmo sendo muito pequenas, as crianças apercebem-se dos dramas domésticos. “Há famílias em que pai e mãe estão desempregados e não têm dinheiro, sequer, para comprar os livros escolares”, exemplifica Bilhota Xavier. Rita Jonet acrescenta que os filhos são “esponjas” que absorvem o ambiente que encontram em casa: “Pais extremamente ansiosos, preocupados, pessimistas e angustiados em relação ao futuro passam esses estados de espírito para os filhos”.

O pediatra Mário Cordeiro avisa, por outro lado, que os pais – com determinadas conversas – contribuem para o mal-estar dos filhos: “Por vezes damos uma perspectiva da vida adulta muito negra, como se fosse um corredor da morte e houvesse um determinismo de impostos, corrupção e cortes, quando a vida de adulto tem preocupações, mas também momentos felizes e deve significar, para as crianças, ser mais livre e ter mais autonomia.”

Nem só a crise explica o aumento de casos de depressão na infância e na adolescência. Bilhota Xavier realça a “grande pressão” que é colocada em cima das crianças, desde cedo, para que sejam competitivas e obtenham bons resultados – na escola e nas actividades em que participam: “As famílias conhecem as dificuldades que existem no mercado de trabalho e os números do desemprego jovem. Por isso, muitos pais colocam demasiada pressão nos filhos para que consigam tirar médias mais altas e serem sempre os melhores, de maneira garantir um bom futuro”.

Por Rosa Ramos, Jornal online i
publicado em 7 Jan 2015 - 10:00

Por que não se deve bater numa mulher - vídeo


Esta é aparentemente só mais uma experiência social, mas o facto de ser feita com crianças faz-nos questionar como nos temos educado enquanto sociedade. 

Imaginem o seguinte cenário: os meninos são colocados, individualmente, à frente de uma rapariga e, entre várias situações, lhes pedem para que lhe deem um estalo. 

Foi o que aconteceu neste vídeo e as reações espontâneas destas crianças vão fazer-nos pensar!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O restaurante mais feliz do mundo: "Tim´s Place"


Tim Harris, persona con sindrome de down es el dueño de el único restaurante en el mundo en el que además de darte comida, te regala abrazos!   

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: