quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

A lenda do Bolo Rei

Resultado de imagem para bolo reiTudo começou com os três Reis Magos. Caminhando pelo deserto, Baltasar, Belchior e Gaspar levavam consigo ouro, incenso e mirra para oferecer ao Messias.
Orientados por uma estrela, sete quilómetros antes de chegarem ao seu destino, começaram a discutir qual seria o primeiro a entregar as suas oferendas a Jesus.


Para resolver a contenda aceitaram a sugestão de um artífice que propunha fazer um bolo com uma fava. Depois de cozido, o artífice partiu o bolo em três e o Rei que ficou com a fava foi o primeiro a entregar os presentes.E assim surge o bolo-rei, cozido uma vez por ano na altura do Natal. A cor do bolo está associada ao ouro, o miolo e frutas secas à mirra e o aroma ao incenso.


Outra explicação associada ao bolo-rei está relacionada com os Romanos que nas festas dedicadas a Saturno usavam as favas para eleger o Rei da Festa. Este jogo, muito popular entre as crianças, assumiu tal importância que chegou a ser usado nas assembleias.


Mais tarde, quando o Cristianismo passou a ser a religião oficial do Império Romano, a Igreja Católica apropriou-se das Festas de Saturno que decorriam em Dezembro, passando a celebrar o Natal. O dia 6 de Janeiro passou a ser o Dia de Reis, altura em que as crianças recebem presentes.


Existe ainda uma outra tradição associada ao Bolo-rei. Em França, no reinado de Luís XIV, havia a hábito de comer 12 bolos-rei entre o Natal e o Dia de Reis. Veio depois a ser proibida a sua produção logo após a revolução francesa.

Em Portugal, com a República, a confeção do bolo diminuiu.
E apesar de atualmente o calendário de jejum não ser cumprido com tanto rigor, a tradição do bacalhau manteve-se, principalmente na época do Natal.

Fonte desconhecida.

Sem comentários:

Religiões do mundo

Religiões do mundo
Jogo - Para saber mais

Clica na imagem

Clica na imagem
Fotos do Mundo

Objetivos Globais para o Desenv. Sustentável

Igrejas em três dimensões

Igrejas em três dimensões
Clica na Igreja do Castelo de Montemor-o-Velho

Saber mais: